Cantinho da Leitura

CONHEÇA AS OITO VERDADES ABSOLUTAS SOBRE PRODUTIVIDADE #3

 

240_F_119439990_4cafyWVLrTUJB6ZijmGDXO56xQ0L7dK1

Certamente você já ouviu falar que para cada ação há uma reação. Então falando sobre produtividade digamos que, sempre que tomamos alguma atitude haverá um retorno, e produzindo da maneira correta decerto o retorno será mais que positivo.

Vamos falar mais uma vez sobre o livro Produtividade Para Quem Quer Tempo e as Verdades Libertadoras Sobre Produtividade.

1° Verdade: Ocupar-se não é produzir

240_F_112990340_HtxWejCmLy1ueZrYbhOj6B6nnC4i4xSB

As vezes temos a sensação que se pararmos para resolver todas as tarefas de acordo com  a demanda estaremos sendo produtivos, mas a verdade é que NÃO. Decerto estamos apenas nos ocupando e não produzindo.

Vou te falar porque, sabe o que literalmente ocupar significa? ocupar: preencher (um espaço). 

Quando fazemos qualquer coisa, estamos nos ocupando e esse qualquer coisa não nos levará a lugar algum. ex: redes sociais,  responder mensagens na mesma velocidade que elas chegam, e-mails ou  quando chega um colega de trabalho pedindo para você fazer algo para ele “rapidinho” afinal o tempo dele é mais importante que o nosso certo? NÃO.

Enfim, Parar para resolver demanda de acordo com sua chegada não é produzir, ser prestativo e solícito em hora imprópria na verdade te torna uma pessoa desorganizada e desorientada consigo mesma (não se ofenda).

Produzir “Dá origem a; ser fértil” é fazer o que é necessário na realização dos seus sonhos. Ser produtivo é saber priorizar suas tarefas de acordo com sua importância na prospecção de resultados.

Dica: Aprenda a dizer não.

Lembre -se: “Quem não tem agenda, vira agenda dos outros” (Vamos falar sobre isso mais a frente)

2° Verdade: As tarefas nunca vão acabar

240_F_97471592_UbBKEEqB2DW0p50XG7vC32Meu52T46JP

Várias vezes me senti mal por achar que não produzir o suficiente naquele dia e falei para mim mesma que no dia seguinte seria diferente, mas daí advinha? não foi.

Pois é, esta tem sido a realidade de todos nós. pergunte a uma dona de casa se suas tarefas já se findaram naquele dia, certamente ela dirá que já fez bastante coisa (ela pode até dizer que tá cansada e não fará mais nada naquele dia), mas que ainda precisa fazer isso e aquilo e aquilo outro.

Dica: Não se martirize por não ter dado conta das suas tarefas diárias, dê o seu melhor, mas lembre-se dessa verdade as tarefas nunca vão terminar.

3° Verdade: Se você não tem agenda, acaba virando agenda dos outros

240_F_157276723_DRDaa4npFThzfDvnq86Du4Nngq0DiOom

Gente, essa verdade é libertadora.

Nós ocupamos diversos papeis na sociedade (mãe, filho, empregado, patrão, vizinho, amigo, irmão…) já percebeu que na maioria das vezes fazemos as coisas no tempo dos outros e não no nosso? que estamos condicionado a isso? Nosso cérebro nos faz agir assim o tempo todo as vezes estamos tão no automático que achamos tudo isso normal.

Vou te da um exemplo: Estamos numa roda de amigos ou com a família ou até num jantar com o namorado, daí o celular da pessoa vibra, uma mensagem, o que a pessoa faz? prontamente pega e responde, daí chega outra e outra… a pessoa tá mais envolvida com o celular do que com o ambiente onde ela está. Parece que se sairmos dali e mandarmos uma mensagem para a pessoa teremos mais atenção que estando de corpo presente.

Tem pessoas que estão tão acostumadas a serem agenda dos outros que mesmo sem nenhuma notificação do aparelho ela o pega e olha de minuto a minuto.

Já assistiu um filme ou conhece alguém que ficou tanto tempo numa prisão e quando ela sai não sabe o que fazer, para onde ir, não reconhece mais sua vida ou quem ela foi? Assim tem sido nossa rotina quando não estamos conectados, tem gente que nem sabe o que fazer com as mãos quando o celular não está nela. Pois é, sinto te dizer, mas não estamos sabendo o que fazer sem agenda dos outros para cumprir.

Esse foi apenas um exemplo, mas pense quando você está no seu trabalho ou estudando e você perde todo seu raciocínio para ter que cumpri a agenda de alguém.

240_F_86297305_gsGkhqYEhJPRuKuPAxo1DCXB972P3XdZPense comigo: se eu te mandasse uma mensagem ou e-mail agora é porque eu tô podendo agora, (de acordo com meu horário e necessidade) certo?

Ou você acha que é porque eu estou cumprindo sua agenda sabendo que esse é o horário que você reservou para responder suas mensagens?

Com certeza eu não estou nem um pouco preocupada com o que você está fazendo, o que eu quero é que você pare seja lá o que for sua ocupação e me responda e pior, é isso que temos feito.

Dica: Foque no que é importante para você e tenha sua própria agenda para cumprir.

4° Verdade: Mais importante que a velocidade é a direção

240_F_58733702_eMX6JhOPVhoBbd0sYiZeyUZe8cwM4TEY

Sabe aquele ditado que diz quem corre cansa e quem caminha alcança? Bem, acho que ele define bem o que essa verdade nos diz.

Normalmente após definirmos nossa meta nós medimos seu andamento pelo que falta e não pelo que já evoluímos do seu ponto inicial e isso nos remete a ansiedade, desmotivação, perda de energia e até desespero por acharmos que não vamos conseguir, que ainda falta muito. Né verdade?

Dica: Não se angustie pela chegada, comemore cada passo percorrido, afinal, direção é mais importante que velocidade. Faça com amor, vontade e dedicação, não atropele o percurso que precisa ser percorrido talvez seja essa a experiência que te manterá no topo.

5° Verdade: O maior ladrão de energia é pensar em algo no memento em que você não pode fazê-lo

240_F_61082209_f8u3rus91mrDNWIDAsMUpfNCZcpDm5PI

Gente, pensa numa verdade que eu me identifico. Quando não gasto energia pensando no que tenho que fazer (fora de hora), gasto pensando porque não fiz diferente. (mas graças a Deus tenho evoluído).

O livro relata a síndrome do “tem que”. Que é aquela fala contagiosa que quando alguém começa “Tem que fazer isso, tem que fazer aquilo” daí você também já começa a pensar e falar o que você também tem que fazer… isso gera uma ansiedade e uma preocupação tanto para quem fala quanto para quem ouve e pior num momento em que nada poderá ser feito.

Dica: Anote seus “tem que” não precisa nem verbalizar, se você lembrou e é importante anote até mesmo no celular, mas não use o cérebro da outra pessoa como agenda para os seus lembretes que você também não será para os dela. Relaxa e volte a viver o seu presente. Pode ter certeza isso cansa, rouba sua energia e estraga seu momento de concentração, laser, etc.

6° Verdade: Não trate exceção como regra

240_F_83353829_R0UR8VuRNjElOYwsL0rKCsbUerpC54FM

Lembra da primeira verdade que ocupar não é produzir? ela se encaixa perfeitamente aqui.

Dica: Separe um tempo para fazer suas exceções, mas tenha ciência de que elas são apenas exceções.

7° Verdade: Felicidade não é apenas uma linha de chegada. Ela é o próprio caminho

240_F_165793762_1khZABByZCCtMZCKDSJWD7iETdGJeOvV

Essa verdade talvez seja a minha preferida, eu me cobrava e sofria muito em meus percursos devido a pressão psicológica e quando não alcançava sofria mais ainda. Ou seja, quando que eu vou ser feliz? só se eu chegar ao final da partida sendo vitoriosa? “Haja coração”.

É do ser humano achar que só será feliz quando conseguir realizar seus sonhos, seja pessoal, profissional, financeiro… Sim, somos movidos por sonhos, mas também somos programados a nos acostumar com os patamares alcançados (não é à toa que sempre queremos mais) logo toda a euforia e felicidade por ter realizado algo passa e começa a fazer parte do dia-adia, vira rotina e lá vamos nós de novo rumo ao próximo sonho. Não seria nada justo com nós mesmos sermos felizes só na chegada e depois ser infeliz de novo até a próxima conquista. Já pensou que martírio?

Você está mesmo disposto a passar por essa vida sendo na maior parte dela mais infeliz, insatisfeito que feliz pelo que alcançou e por quem está a sua volta?

Dica: Sonhe seus sonhos, mas seja feliz pelo simples fato de viver para sonha-los.

8° Verdade: Se fosse fácil todo mundo faria

240_F_95135392_f1qwV3g9lt7OugUTodZ22bwexbhK9zOe

Temos um post que fala bem sobre isso, aqui PRODUZA MAIS EM MENOS TEMPO Conhecendo o Nível A da Produtividade.#2

Minha experiência profissional me mostra que buscar a melhor significação para os episódios da vida é uma habilidade e, como toda habilidade, é adquirida com conhecimento, prática e repetição.

Dica: Leia o post em destaque.


Todas as VERDADES relatadas são do livro PRODUTIVIDADE PARA QUEM QUER TEMPO de Geronimo Theml.

produtividade-para-quem-quer-tempo


Discorri o texto baseadas no livro, mas usando minha visão e entendimento de cada tema até mesmo para não tirar a credibilidade e mérito da produção do livro se apenas o transcrevesse aqui.

O Geronimo trata-as com muito mais clareza, exemplos e riqueza de detalhes até pelo profissional que ele é.

Mas no geral, espero ter conseguido transmitir aqui a ideia do que são as oito verdades da produtividade e que vocês consigam de alguma forma introduzi-las em seu dia-a-dia caso as considere relevante, é claro.

Curte aí e deixe seu comentário sobre qual verdade será mais relevante para sua vida.

bitmoji-20180710124447

Um comentário em “CONHEÇA AS OITO VERDADES ABSOLUTAS SOBRE PRODUTIVIDADE #3”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s