FALANDO FRANCAMENTE

JÁ OUVIU FALAR EM GERAÇÃO FLOCO DE NEVE? PORQUE ESSA GERAÇÃO NÃO ACEITA OUVIR CRÍTICAS?

Você certamente já ouviu falar em geração mimimi, mas conhecida também como geração floco de neve, se refere a jovens que não aprenderam a serem contrariados.

240_F_97437640_P4ntnCdhglBPvgrE76TgY4e0DsyYQJUf

Sabia que nosso país é um dos mais precoces a pôr aparelhos celulares nas mãos das crianças?

E qual seria a base disso? Bem, os pais precisam sair de casa para trabalhar, para manterem o sustento da família… e até aí tudo normal dentro da nossa realidade.

A questão é que, nem todos eles quando podem estar presentes realmente assim o fazem e o aparelho celular ou tablet estão sendo usados para substituir a atenção que um pai ou uma mãe não quer ou não pode dá. A criança está inquieta? dá um smartphone que ela para de chorar ou até por acharem bonitinhos e com isso a criança aprende desde cedo algo que até certa idade é totalmente dispensável e que muitos pais não sabem, mas impacta no desenvolvimento natural da criança (raciocínio, memória e desenvolvimento da atenção).

240_F_31447555_ZDQLlEz2g7NFqAm48N4halLCA3RArRpH
Não adianta falar e não ser exemplo

“A tecnologia entra na vida de uma pessoa de uma forma negativa quando as relações pessoais não ocupam seu devido lugar”

240_F_89155004_7AdVCs9LzpUSiEjynhMRgmUgtjEVaucY

Já observei que a tecnologia em relação as redes sociais aproxima quem está longe e distancia quem está perto.

Certa vez fui visitar uma pessoa no interior e estávamos numa roda de bate-papo e esta pessoa estava tão envolvida no whatsapp que eu me questionei se não teria sido melhor eu não ter me deslocado até lá e a tivesse chamado numa conversa por mensagem que certamente eu teria tido mais atenção.

Tecnologia é bom, na verdade é maravilhoso, mas ela deve estar ao nosso serviço e não nós ao dela.

240_F_188430483_3fIsiVOthm800dbCDwWQ0kw6aj9EB0Q4

A facilidade de acesso a qualquer coisa a desvaloriza, deixamos de dá o seu devido valor quando algo está muito disponível e isso acontece eu diria em todas as áreas da nossa vida.

Se pensarmos na vida amorosa, quando um parceiro ou parceira faz tudo que o outro quer, está sempre disponível para o interesse do outro mais que a seu próprio. Chega uma hora que por tamanha disponibilidade se torna dispensável, pois perdeu a “graça”, virou marionete, deixou o sabor da conquista de lado, perdeu seu valor. Talvez você já viveu ou viu algo parecido. Dificilmente um relacionamento assim terá durabilidade e quando tem o parceiro ou parceira não o valoriza como deveria.

Agora vamos pensar na área financeira, quantos “filhinhos de papai” não valorizam tudo que seus pais conseguiram justamente pela facilidade em que tudo lhe está disponível, o dinheiro não tem o mesmo valor para quem o teve que conquistar ou para alguém que não o tem.

240_F_71910185_Og1GtGmQQldZqPjVzEbSwJ7dWE9AgGlu

Agora que já entendemos o princípio da coisa, vamos trazê-la para a tecnologia, ela tem nos facilitado tanto a vida que não damos o devido valor a tamanhas possibilidades e simplesmente deixamos muita coisa importante de lado.

Informação e conhecimento são coisas totalmente diferente. Para adquirirmos conhecimento de algo precisamos de uma base ou seja da informação, mas todo conteúdo por mais importante que seja por aí jogado ao vento, nenhum conhecimento nós traz caso não o absorvamos.

Lembra quando assistir um filme era um evento? reunir a família ou os amigos, ir até uma locadora mais barata, darmos a sorte do filme ser bom de acordo com seu roteiro escrito atrás daquele DVD (Não vou nem citar fita VHS, não foi da minha época rs), hoje ligamos a TV colocamos a Netflix e lá estão praticamente todos os filmes de todos gostos disponíveis, facilitou e melhorou e muito, mas nós sabemos que perdeu-se o grande valor que tinha antes.

240_F_78628234_HQDtfO5zNfrdfofC6T9vmFnizUzsNZcV

Se você nasceu até a transição de tudo isso, você consegui olhar para cada coisa com uma visão diferenciada, você tem a noção de tudo que passamos até chegarmos aqui, nossa televisão muitas vezes precisou de um “bombril” na ponta para achar sinal, você sabe valorizar o que hoje é bom por que você também soube aproveitar e viver cada fase. Você viu as coisas melhorarem e é essa a base para que você saiba a diferença entre o poder e o querer.

Você não sairá por ai se torturando, se cortando (um problema muito sério dentro das famílias) porque você ouviu um NÃO dos seus pais sobre algo que você tanto queria. Porque seu pai ou sua mãe falou mais alto com você.

240_F_214069557_FXNhY63FROHbNHUckRMgDtOd7eAzUzVZ

Estudos provam que 9 em cada 10 suicídios poderiam ter sido evitados. Isso é algo muito sério que nossa geração tem vivido e que infelizmente a maioria tem fechado os olhos para não ver, só que fingir que não acontece não muda o fato de estar acontecendo.

Está mais que na hora de formarmos uma geração FORTE, pois é uma geração que tem seu valor assim como todas as outras, mas eu vejo que estão cada vez mais perdidos e desorientados e que desistem com muita facilidade do que querem devido a falta de compromisso e obrigação (hoje ninguém é obrigado a nada).

240_F_67373375_QDDixHi7BNSmuqlrSg0qai5IPXkFNJqd

Imagina se Thomas Edison desiste de tentar criar a lâmpada depois de tantos fracassos poderíamos estar a base de velas ou sei lá o que.

Existem pais que tem medo de dizer NÃO para seus filhos, que fazem sacrifícios desnecessários para satisfazerem a vontade deles pelo fato de não quererem que seus filhos passem pelo que eles passaram, sendo que, o que eles passaram foi o que  os ajudaram a se tornarem o que são hoje. (Vejam só, estou falando sobre sacrifícios desnecessários e não essenciais).

Caráter é criado também a base da dificuldade não se faz de alguém vencedor sem que ele conheça a batalha.

Pessoas se matam ou passam a se odiarem devido a falta de maturidade para lidarem com a divergência.

Quem acompanha comentários em redes sociais é espantoso o ódio que predomina no coração das pessoas.

Ninguém mais se preocupa se estará magoando o outro ou não desde que “eu” possa falar aquilo que eu quero e penso.

Mas o engraçado é que se a pessoa ofendida revida ela é quem não sabe lidar com críticas e com opiniões, aliás essa de “eu tenho o direito de dá minha opinião” o famoso direito de expressão tem sido usando de uma forma tão baixa que talvez devida a tamanhas facilidades de expô-la perdeu seu valor e hoje cada um fala o que quer só para ter direito a se expôr.

240_F_196592667_k8VuulAFJswzA1Nn4ko4u744JPgXVLj5

Até porque hoje todo mundo tem opinião sobre tudo, todo mundo sabe de tudo (Do tipo, posso falar o que penso, mas caso você não goste por favor me trate com carinho e educação afinal era só minha opinião) e “ninguém” mais é um eterno aprendiz são todos doutores “formados” em opinião.

Eu diria que chegamos a um ponto onde o convívio nosso com a tecnologia se tornou tão absurdo que aquilo que era atípico, virou normal. Esse maior acesso à informação, infelizmente, não está virando conhecimento. Nós perdemos valores e  teremos que reaprendê-los dentro dessa era tecnológica.

Dr. Cristiano Nabuco

Em Entrevista ao Estadão

Bem, e aqui eu finalizo. É claro que este é um assunto muito complexo e que requer muito mais detalhamento, mas o que quis trazer aqui foi uma reflexão sobre o assunto.

Se você gostou, compartilha com seus amigos. Curte o post que é muito importante para o blog. Deixa seu comentário sobre o assunto.

Até a próxima! Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s