Super Indico

FILME: FELICIDADE POR UM FIO

felicidade-por-um-fio-netflix-filme-empoderamento-700x361

Olá meu amores tudo bem?

Quem aí ainda não assistiu o novo filme da #Netflix Felicidade por um fio?

Pare tudo que você está fazendo e vá assistir agora (mas primeiro termina de ler esse post haha)

Brincadeiras a parte, gente, esse filme é uma comédia Baseado no livro Nappily Ever After, que trata de uma forma muito leve como nós mulheres somos pressionadas pela mídia, pelos padrões a viver uma perfeição que não existe e a importância da aceitação de nós mulheres de cabelo afro, caso não seja seu caso, mostra a importância da sabedoria de não achar que uma mulher só está com o cabelo arrumado caso ele esteja liso (dentro daquele padrão que graças a Deus está sendo quebrado).

Felicidade-por-um-Fio-NETFLIX

Esse filme relata a história de uma menina negra que sempre foi muito pressionada pela mãe a andar dentro daqueles padrões, toda semana a mãe dela passava ferro quente em seu cabelo e não deixava ela se divertir como as outras crianças, na piscina… para não desfazer o cabelo “arrumado”.

Nessa época ainda não existia a chapinha e é interessante ver a reação das outras crianças também ao ver o cabelo dela de forma natural (afro) começam a rir dela como se ela fosse algo gozado.

Sei que hoje nossas crianças tem muita referência para se inspirarem, mas até pouco tempo atrás o cabelo cacheado ou crespo era aquele antes do depois onde ninguém queria exibir e o segredo era mascará por mais tempo possível. (Relaxamento, escova inteligente, burra, progressiva, chocolate, morango e por aí vai rs)

O filme não mostra que é errado você querer alisar seu cabelo, muito pelo contrário o foco dele é aceitação. Faça tudo, mas tudo o que você quiser fazer, não porque você vive sobre pressão seja ela de quem for.

Se ame, se conheça e seja aberta a mudanças.

Você já ouviu falar que homem só gosta de mulher com cabelo grande, liso? então a personagem principal tinha sempre que está perfeita como num primeiro encontro, mas isso foi uma crença que a mãe dela implantou em sua cabeça, não por maldade, mas porque talvez ela também tenha aprendido assim.

Quando a Sanaa Lathan em um ato de desespero raspa sua cabeça (não é spoiler, tá no trailer) logo de início ela se arrepende, mas depois ela começa a perceber tamanho era a importância e tempo que ela gastava com seu cabelo era como se fosse um segundo emprego.

felicidade-por-um-fio-netflix-filme-empoderamento-11

No filme também é relatado de forma leve e linda de absorver, essa forma de alguns homens acharem que a mulher precisa estar de cabelo liso para está bonita e tal. Tanto que eu seu jantar de noivado o seu futuro noivo pede para ela alisar seus cabelos (curtíssimos) pois tinha pouco tempo que ela havia raspado a cabeça.

Daí com tudo isso ela começa a repensar se realmente era aquilo que ela queria para a vida dela, sair de uma prisão que era sua mãe para entrar em outra.

O filme tem um final magnífico.

Depoimento pessoal:

Quando eu decidir parar de alisar meu cabelo, foi em junho de 2013 não tinha tanta apreciação como tem hoje em dia, era poucas youtubers que tratavam desse assunto.

Eu lembro que quando eu fiz meu bc (deixar apenas o cabelo natural) muitas pessoas nas ruas me olhavam eu não sabia se era por que estava bom ou ruim e sentia certa insegurança, mas no trabalho comecei a receber muitos elogios, e aquilo foi ainda mais estimulador para uma pessoa que estava um tanto insegura.

Com o tempo a mídia convencional começou a tratar nosso tipo de cabelo como normal, apesar do jogo de marketing por trás foi muito bom para proporcionar essa inclusão social. 

Já ouvir uma colega falar que cabelo igual ao meu ainda vai, mas que aquele cabelo muito crespo ela não gostava não. Como se alguém precisasse da aceitação dela para algo.

Ou quando eu era adolescente eu ouvia ” Tu não vai arrumar teu cabelo não?”, “Não gosta de fazer escova para não estragar o cabelo, mas vive com ele desarrumado” ou “Nossa, porque o cabelo da tua irmã é bom e o teu é ruim?”…

Era comentários “normal” mas que magoava… 

Não a nada melhor que a liberdade da insegurança e das opiniões alheias.

Assisti o trailer

TRAILER – FELICIDADE POR UM FIO

E você já assistiu? o que achou?

Deixa aqui nos comentários sua opinião.

bitmoji-20180710035857
Irado néh? Fique na paz e beijão aí.

Curti aí pra valorizar ainda mais nossa amizade!

Flw. Fuuuui…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s